Ensino Infantil

Alfabetização e socialização.

As crianças dos 2 aos 5 anos devem receber um ambiente escolar rico em sensações e experiências. O ensino formal da alfabetização, ao contrário do que muitas escolas preconizam, não deve ser o foco nessa fase, pois na educação infantil a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Por isso, sua aprendizagem acontece pelo contato com um ambiente estimulador, pela oportunidade de uma interação social efetiva e pela qualidade da brincadeira.

O brincar na educação Infantil é considerado fundamental pela comunidade científica. A neurociência afirma que a brincadeira norteia a construção da linguagem e de outras habilidades importantes para toda a vida, como as motoras, visuais, auditivas e táteis. No Colégio Objetivo Fernandópolis, os alunos permanecem em um espaço onde o contato com a natureza e as vivências com brincadeiras bem estruturadas permitem o desenvolvimento dessas habilidades. Tudo é pensado e cuidadosamente planejado para que nossos alunos despertem seus sentidos e potencializem o desenvolvimento neurológico.

Nosso planejamento curricular ainda contempla um currículo que traz à criança a descoberta do corpo, da linguagem e do pensamento.

Mas será que o desenvolvimento da criança gira em torno somente dessas habilidades? Os estudiosos do comportamento afirmam que, para a criança tornar-se um adulto atuante e com sucesso, precisa adquirir, além das competências acadêmicas, as competências sociais. É fundamental aprender a gerenciar seus estudos, suas atividades de vida e relacionamentos.

Desde muito pequena, a criança necessita lidar com muitas informações ao mesmo tempo, guiar suas ações e controlar seus impulsos. Essas habilidades que direcionam nosso comportamento são denominadas funções executivas. Apesar de essenciais para a vida, não nascemos com elas, mas com o potencial para desenvolvê-las. Por isso, o Colégio Objetivo Fernandópolis conta com apoio de psicóloga, que auxilia nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações.

Na educação Infantil do nosso colégio, as funções executivas vêm sendo enfatizadas dia a dia, pois, de acordo com a ciência, o período de 3 a 6 anos representa uma janela de oportunidades para o crescimento dessas funções. Nossos alunos têm rotina definida a cada dia, o que traz sentimento de segurança e maior engajamento nas atividades. São incentivados a se prepararem para cada atividade, desenvolvendo a independência, autonomia e a responsabilidade (como guardar seus brinquedos, pegar algo na mochila e entregar ao professor, levar e trazer recados). Vivenciam o respeito e a organização com atitudes como formar filas, dividir as tarefas em pequenos passos e ajudar os colegas. O foco no desenvolvimento das funções executivas contribui para que nossos alunos tenham melhor desempenho nos anos iniciais da alfabetização e da matemática quando comparados aos alunos expostos ao ensino mais convencional.

Nossos professores da fase 2 à fase 5 lidam, de forma eficiente, com os problemas comportamentais, dão suporte à criança no controle de seus impulsos e birras, aplicam estratégias para manutenção da atenção e para o desenvolvimento da organização e do cumprimento de regras.

O Colégio Objetivo Fernandópolis reúne todos os esforços não só para desenvolver as habilidades acadêmicas, mas também as executivas, desde a educação Infantil, considerada como a “função cognitiva mais importante para o ser humano”. Por tudo isso, ao se desenvolverem, nossos alunos são naturalmente felizes!